sexta-feira, 29 de julho de 2016

SOUSPLAT - O que é? Para que serve?

A dica de hoje é para você que acha incrível aquela mesa maravilhosamente decorada, seja em casa de amigos, casamentos, festas diversas ou até em sua própria casa mesmo. O que muitos não sabem é como se chama e para que servem aqueles “suportes” muitas vezes coloridos e sofisticados embaixo dos pratos. Aquilo é um sousplat. Nome difícil né? Lê-se ‘suplá’. É um termo da língua francesa e ao pé da letra traduzido significa “sob prato”. Nada mais é que uma peça usada abaixo do prato, por esse motivo deve ter dimensões maiores que esse, a fim de deixar as bordas aparentes e valorizar a decoração da mesa e também para garantir que a toalha fique protegida de possíveis sujeirinhas que podem cair do prato.

Seguindo a risca a maneira correta de usar, em caso de festas, casamentos, etc, o sousplat já deve estar posicionado antes dos convidados chegarem e é ideal para marcar os lugares na mesa. Seu uso é indicado apenas para refeições completas (entrada, prato principal e sobremesa), e sempre deve ser retirado antes de servir a sobremesa.

Existem diversos modelos, veja:

  • MDF e Madeira
As opções em MDF são bem comuns entre esse tipo de acessório e é uma ótima opção para quem quer colocar técnicas de artesanato em prática, já que o MDF pode ser pintado, decorado com técnicas de decoupage, ou outras opções. 

Sousplat em MDF decorado com tecido
  



Sousplat em MDF decorado com tecido - formato oval


           Já os modelos em madeira também podem passar pelo processo de decoração ou usados naturalmente para destacar um estilo rústico.
Sousplat em madeira trabalhada


Toras de madeira - rústico





  • Tecido 


O suporte de tecido também é uma ótima opção. Pode ser feito no próprio pano ou usado com revestimento para uma base de madeira, ou outro material, como mostrado anteriormente com o MDF. A única desvantagem para esse tipo de peça, é que pode ser mais difícil a limpeza, mas se o tecido for impermeabilizado com uma camada de cola branca, não há problemas de passar um paninho úmido.





  • Renda 

A renda compõe uma mesa de forma super delicada. Além da variedade de tecidos rendados, dá para recorrer a modelos de borracha, que é simples de limpar e funciona muito como sousplat. 


  • Crochê 

O trabalho artesanal valoriza qualquer tipo de decoração. Pode-se usar modelos de tapetes em crochê em tamanhos menores para criar sua base de pratos.Inspire-se:




  • Papel e papelão 

Para quem não quer ter trabalho com a limpeza da peça após servir um jantar ou almoço, pode apostar nos modelos descartáveis e de papel. Os modelos podem imitar rendas, ou ter qualquer formato que desejar.



Outra opção é criar um modelo feito a partir de papelão, que tem custo baixo e pode ser decorado de diversas maneiras ao se fazer capas de tecido (como de almofadas mesmo) para os suportes. Assim você pode ser diversas capas diferentes para usar.



 
Capas removíveis de tecido e elástico

  • Jornal

As ideias de artesanato com jornal também podem ser aplicadas para o sousplat. Esse tipo de base é ideal para quem quer gastar pouco e colocar projetos DIY em ação, mas, assim como os de papel e papelão, o sousplat de jornal não pode ser lavado ou molhado. 




  • Rattan

 Para quem quer trazer um toque de natureza à decoração, pode recorrer ao item feito a partir de fibra natural. É super charmoso e combina com decorações de mesa ao estilo rústico ou opções mais sofisticadas.



  • Acrílico 

Uma opção prática para limpar. É ótima por conta da variedade de modelos que podem ser desde opções lisas e coloridas, até modelos estampados. A única ressalva para este tipo de material é em relação a superfície que não deve ser muito escorregadia, mas isso pode ser driblado com uma sobreposição de papel ou renda, que pode ser colocado entre o sousplat e o prato. 


  • Vidro 

O modelo de vidro é uma opção ótima para quem pretende compor uma mesa clean e mais sofisticada. O ideal é escolher um modelo de vidro canelado ou com algum detalhe para não deixar a peça muito escorregadia. 



  • Espelho 

A decoração com espelhos é sempre um charme. A base espelhada ajuda a ampliar o ambiente e fica lindo junto com uma iluminação que reflita no espelho do sousplat.


  • Inox 

O inox é uma opção sofisticada para compor a mesa, em combinação com peças e talheres prateados fica lindo. 

  • Plástico

Para quem quer uma opção simples, barata e que tenha uma boa variedade de modelos pode apostar nos modelos de plástico. Assim como as versões de acrílico, esse modelo pode ser liso ou estampado, mas é mais barato que o modelo acrílico.



  • EVA 

Para quem está planejando uma festa e precisa de inspirações baratas, pode recorrer as versões feitas em casa e com EVA, o material não fica escorregadio e ainda pode ser recortado com facilidade.


  • Mosaico

Ainda para quem gosta de artesanato, aposte nos modelos decorados com mosaico. O estilo fica menos formal, e lindo para uma decoração mais leve, principalmente para almoços.




Fica lindo e da um ar sofisticado não é mesmo? E o melhor de tudo, se você não está a fim de comprar, existem diversas maneiras de fazer seu próprio sousplat como foi citado acima. De madeira, MDF, papel, papelão, tecidos, EVA... É só usar a criatividade e deixar sua mesa ainda mais linda para receber convidados. Ah! Outra dica para compor a mesa com o sousplat é combiná-los com guardanapos estilosos e até mesmo flores. Fica lindo. 

Espero que tenham gostado, e até a próxima!

beijinhos








Créditos: imagens Google e http://casaeconstrucao.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário