Vamos falar sobre cubas?
Existem diversos tipos de cubas no mercado, mas você sabe distingui-las?
Existem diversos tipos de cubas no mercado, mas você sabe distingui-las?
Vamos aprender um pouquinho?
CUBA SUSPENSA (COM OU SEM COLUNA): Mais conhecidas como cubas de parede, são fixadas diretamente na parede de alvenaria sem a necessidade de uma bancada. Pode ter uma coluna de apoio ou não.
CUBAS DE EMBUTIR
São os modelos mais tradicionais. Coladas na parte de baixo da bancada, ficam totalmente embutidas. Geralmente coloca-se armário sob a bancada para esconder o fundo da cuba.
CUBAS DE APOIO
Ficam inteiras sobre a bancada. É um tipo mais funcional e adequado para pequenos espaços por não ocupar o espaço do armário sob a pia. Porém, a bancada tem que ficar mais baixa, fazendo com que a área do armário diminua da mesma forma.
CUBAS DE SOBREPOR
Muito confundidas com as cubas de apoio, as cubas de sobrepor são na verdade aquelas que ficam encaixadas na bancada, porém com uma borda sobressaliente. São diferentes das cubas de embutir por ficarem apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada. Assim, apresentam um melhor acabamento que as de embutir, além de ocuparem menos espaço dentro do armário.
CUBAS DE SEMI-ENCAIXE
As cubas de semi-encaixe ficam com a ponta da frente saltando para fora da bancada, apoiadas somente pela parte de trás. São uma boa opção no caso de bancadas de profundidade muito reduzida, onde não cabe uma cuba inteira.
CUBAS MONTADAS OU ESCULPIDAS
Disponível em pedra, porcelanato ou em algumas bancadas de resina, as cubas montadas/esculpidas são feitas com o mesmo material da bancada, como uma peça única. Deixam o visual do banheiro clean e elegante por dar essa homogeneidade na bancada. O modelo mais sofisticado desse estilo de cuba é o sistema de “válvula oculta”, com uma rampa no fundo da cuba para esconder o ralo.
"Válvula oculta" |
Gostaram? espero que sim!
Até a próxima
Creditos: dicasdearquitetura, revista.zapimoveis e google